Texto escrito Por Caroline Nishi para o Blog ''elamundo.wordpress.com''
Quando me convidaram para escrever sobre este assunto eu não imaginei que ele fosse tão polêmico a tal ponto de ser objeto de estudos científicos tampouco fosse motivo para inúmeras matérias de revista e portais.
Durante minha pesquisa surgiram vários pontos de vista controversos, para este artigo busquei opiniões distintas, além de textos e estudos extraídos da internet, convidei amigos e amigas para participar da discussão e deixá-la mais democrática.
Será que a amizade entre um homem e uma mulher pode existir?
Oscar Wilde disse certa vez “não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade.”, diante desta citação abrimos o assunto em questão, afinal o que torna a amizade entre homens e mulheres algo tão belo e confuso?
A amizade entre um homem e uma mulher pode começar despretensiosa, sem segundas intenções, apenas por afinidade, mas diferentemente de uma amizade com uma pessoa do mesmo sexo, a amizade entre um homem e uma mulher pode evoluir de uma maneira… diferente. Mas o que leva uma amizade evoluir para o “algo a mais”?
É natural dois seres do sexo oposto se atraírem, mais natural ainda você se sentir atraído por alguém com quem tem tanta afinidade quanto um amigo, ou melhor amigo. A maior parte dos meus amigos (homens) disseram que um cara dificilmente começa uma amizade sem interesse, muitas vezes eles desejam conhecer aquela mulher, mas não sabem como fazer, nem a maneira certa de chegar e a amizade se torna um bom caminho. Já as minhas amigas disseram que a maioria das vezes elas iniciam uma amizade simplesmente por afinidade, mas em alguns casos o tempo e a intimidade mudaram a visão que elas tinham do até então “só amigo”. E quando a amizade muda para um dos dois aparece também o medo de estar confundindo as coisas e perder a amizade.
Um caso típico que vale a pena usar como exemplo é o relacionamento de Ross e Rachel da série Friends, quem nunca assistiu DEVE assistir.
Eles são o supra-sumo da amizade entre um homem e uma mulher que se transforma em amor, racionalmente ela não é a mulher dos seus sonhos, mas, como ele mesmo explica, ela é a Rachel e isso basta. Ela, no entanto, nunca o viu como um possível amor, ele sempre foi o irmão mais velho da melhor amiga, porém as coisas mudam quando Chandler deixa escapar que Ross é apaixonado por ela.
E durante este processo de se apaixonar/esquecer/ou se declarar é interessante observar a dinâmica do “estar apaixonado” dos sexos, os homens mesmo apaixonados não deixam de sair com outras mulheres e a possibilidade de se apaixonar por uma delas nunca é descartada, já as mulheres não conseguem parar de pensar no ser amado e mesmo ficando com outros caras estão com a cabeça e o coração naquela pessoa. Isso me faz pensar em como somos patéticas.
Por que isso acontece? Este é um fenômeno novo, surgiu no século 20, ainda pouco estudado pela ciência. Tudo que li é meio contraditório, alguns dizem que é perfeitamente possível existir amizade entre os sexos, quando há maturidade e um consenso de que ficarão somente na amizade e outros dizem que essa é quase uma missão impossível, pois somos influenciados diariamente por novelas, séries e filmes em que o casal de amigos sempre estão fadados a acabar na cama.
Outro dado importante apontado em alguns estudos é que, mesmo que você vire para o seu amigo e diga “seremos só amigos, ok?!” e faça uma promessa de sangue, os seus hormônios não funcionam dessa maneira. Isso mesmo, os hormônios não funcionam assim e consequência disso é a tensão sexual que se vive em certas relações.
E é engraçado pois este “desejo reprimido” é tipicamente brasileiro, uma pesquisa feita com estudantes americanos revelou que metade das suas amizades que começaram com o sexo oposto envolve sexo. Dos que transaram com o amigo ou amiga 55% afirmaram que o álcool foi decisivo. (#ficaadica)
E é engraçado pois este “desejo reprimido” é tipicamente brasileiro, uma pesquisa feita com estudantes americanos revelou que metade das suas amizades que começaram com o sexo oposto envolve sexo. Dos que transaram com o amigo ou amiga 55% afirmaram que o álcool foi decisivo. (#ficaadica)
Diante de tudo que foi dito, opinião de amigos, estudos e etc qual a conclusão que tiro sobre o assunto, afinal, pode existir amizade entre um homem e uma mulher?
Chego a conclusão que sim, é possível haver amizade entre homens e mulheres. Pode haver uma troca mútua de conselhos, dicas, broncas, risadas, choros e confidências. Mas tenha certeza de que haverá um momento em que vocês se apaixonarão um pelo outro, poderá ser ao mesmo tempo ou em tempos diferentes, mas esteja certa de que um dia isso vai acontecer. A afinidade é foda, quando acontece não tem jeito, só não é tão irresistível quanto pele, mas ainda assim é mais perigoso porque não é só carne, tem outras coisas envolvidas como cumplicidade, sentimentos, gostos, histórias, sei lá, a vida dos dois no enlace do infinito (8).
Conselhos para dar? Quem sou eu para aconselhar alguém, mas se tiver alguém ai lendo este texto que esteja apaixonada por um amigo e não sabe o que fazer, te digo FAÇA. Fale, expresse seus sentimentos, uma vida bem vivida é aquela em que você chega no final da estrada, olha pra trás e pensa “poxa, valeu a pena”. Vocês são amigos, tenho certeza de que você encontrará uma forma de falar o que sente sem espantar o gato, essa é a vantagem da sua relação, você sabe o que fazer, conhece o outro. Então, procure sua coragem e vá a luta. Porque se você quer, tem muitas outras querendo também… pense nisso.
Quando se trata de pessoas não existe fórmula certa, tenho amigas que se casaram com seus melhores amigos, tenho amigos que continuaram apenas amigos, tenho amigos que se pegam de vez em quando, não tem regra, acontecerá do jeito que tem que acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário